Em 2020, foi elaborado o projeto de pesquisa intitulado ESTUDO BRASILEIRO: INQUÉRITO NACIONAL SOBRE O PERFIL EDUCACIONAL E PROFISSIONAL DE ENFERMEIROS(AS) DE SAÚDE INTEGRATIVA E PRÁTICAS TRADICIONAIS - ENFPICS. O projeto está sob a coordenação da professora Daniela Dallegrave (UFRGS) e vice coordenação da professora Diéssica Roggia Piexak (FURG). Conta com a participação de membros do GEPS PICS, na linha de pesquisa Formação profissional em PICS, além da Universidade Federal de Santa Maria, Fundação Osvaldo Cruz - Pernambuco, Universidade Federal de Goiás e Associação Brasileira de Enfermeiros Acupunturistas e Enfermeiros de Práticas Integrativas. O projeto obteve aprovação de financiamento por parte do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
O projeto trata da formação e atuação profissional de enfermeiros(as) brasileiros(as) na especialidade de práticas integrativas e complementares (PICS). Atualmente não é de conhecimento público o número de profissionais enfermeiros com formação em PICS, nem quantos realizam essas Práticas na sua atuação profissional. Objetiva analisar o perfil educacional e profissiográfico de enfermeiros(as) brasileiros(as) que realizaram formação em PICS. Acredita-se que os resultados deste estudo irão dimensionar o contingente de enfermeiros(as) com conhecimento nesta especialidade, subsidiar a construção de parâmetros mínimos para a formação de enfermeiros(as) em PICS, bem como permitir a elaboração de resoluções para o exercício profissional compatíveis com a realidade dos enfermeiros(as) que atuam com as PICS ou ainda possibilitar a definição de critérios para suplementação da formação, por meio de estratégias de educação permanente em saúde, visando a incorporação das melhores evidências científicas vigentes.