Nesta segunda-feira 06 de dezembro de 2021, o GEPS PICS recebeu como convidada para sua reunião de estudos, a professora Dra. Maria do Carmo Galiazzi, para uma conversa sobre a Análise Textual Discursiva (ATD), que “compreende a uma metodologia de análise de informações de natureza qualitativa, com a finalidade de produzir novas compreensões sobre os fenômenos e os discursos” (Moraes & Galiazzi, 2016).

A professora Maria do Carmo, está aposentada da FURG, porém ainda atua na graduação de Ciências EaD e na pós-graduação, trazendo sua experiência na formação de professores de ciências, especialmente no educar pela pesquisa.

Desenvolveu junto ao professor Roque Moraes a metodologia de ATD e em nossa conversa contou a história da origem desta metodologia de análise de dados que é muito utilizada na pesquisa qualitativa.

Esta metodologia será utilizada pela equipe do GEPS PICS para compreender as percepções dos usuários das PICS na atenção primária em saúde do município de Rio Grande, e poder contar com a própria autora da metodologia para uma conversa com o grupo, foi o principal objetivo deste encontro.

Além de ouvir a fonte, tirar dúvidas sobre a temática e trocar experiências, a atividade aproximou do cotidiano dos estudantes de iniciação científica a autora, tornando a metodologia de pesquisa mais concreta e humanizada, na medida em que se conhece aquela que fala por detrás do método.

Professora Maria é uma mulher da ciência, e da pergunta. Sua manifestação sempre passa pelo ato de perguntar e de ouvir perguntas. Tanto é assim, que compartilhou conosco sua pergunta chave para o início de toda investigação de ATD.

O que é isso que se mostra? Essa é a pergunta de quem observa o fenômeno que acontece e produz o fato observado. Que se presta a perceber o que está levando alguém a narrar algo dentro de um contexto.

Compreendemos que é importante realizar as perguntas pertinentes, aquelas que de maneira abrangente levarão o entrevistado a falar aquilo que percebe e sente sobre o fenômeno que acontece, e sem a pretensão de encontrar respostas certas ou erradas, não se trata disso. Na ATD surgirão conhecimentos emergentes da interação entre o interlocutor e o entrevistado.

Para todos nós da equipe GEPS PICS o encontro com a professora foi momento de satisfação e ampliação de nossos olhares para as formas como a pesquisa qualitativa pode ser conduzida.

Que saber mais sobre a ATD leia o livro: Análise Textual Discursiva. Roque Moraes, Maria do Carmo Galiazzi. 2016. 3ª ed. Editora Unijuí. Ijuí. 2016, 264p.